A escolha de adotar um filhote é uma escolha de amor e uma decisão importante, pois é um vínculo que vai durar vários anos. Quando um filhote se junta à uma nova casa, é um momento de muita alegria, mas é necessário prestar muita atenção nesse primeiro contato. Muitas dúvidas podem surgir, ainda mais se é a primeira experiência com um pet.
É crucial preparar um ambiente seguro e apropriado para deixá-lo ambientado à nova casa, mas devemos cuidar também de outros aspectos, como saúde, nutrição e educação. Nesse momento, alguns conselhos podem ser bastante úteis.

PRIMEIRO CONTATO

Tudo será novo para o filhote, o ambiente, os cheiros, os sons e as pessoas ao redor. Por esta razão, é necessário que a primeira impressão da casa seja calma e tranquila. O filhote estará confuso e aos poucos irá se familiarizar com o novo ambiente e portanto, precisará de um lugar onde ele possa se sentir seguro e confortável. É importante que este local nunca seja um lugar de castigo, mas um ambiente agradável para o filhote.
Para ele se sentir menos sozinho quando estamos fora, o ideal é deixar junto dele uma peça de roupa que preserve nosso cheiro, assim ele se sente mais seguro. A primeira noite pode ser complicada porque o filhote às vezes tem problemas para se familiarizar com a nova casa. É nosso dever tranquilizar e deixar que ele se sinta seguro.